1-CHECK-UP MÉDICO, QUANDO FAZER?
O termo “check-up” vem do inglês e ,de forma mais resumida, é uma análise completa do estado de saúde das pessoas. É uma análise fundamental para manter a saúde em dia, prevenindo e diagnosticando diversas doenças.
É uma avaliação médica geral, com exames específicos para avaliação da saúde e tem como objetivo identificar precocemente qualquer condição médica que possa exigir tratamento ou identificar se o paciente está seguindo as recomendações médicas adequadas para garantir sua saúde geral.
Um check-up pode incluir uma série de exames, como exames de sangue, raio-x, eletrocardiograma, entre outros, além de uma entrevista com um médico para avaliar sintomas, histórico médico e hábitos de vida.
Com a correria do dia a dia, muitas pessoas passam anos sem ir ao médico e deixam passar uma grande oportunidade de manter a saúde em dia.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em estudos
mais recentes, o Brasil tem cerca de 214,3 milhões de pessoas, sendo que 70,6
milhões delas não fazem check-up anualmente. Este resultado alarmante foi
levantado em uma pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em 2018, revelando
que um em cada três brasileiros não tem o hábito de ir ao médico regularmente.
Melhor médico em Check up?
Dra Mainara Donato é especialista em Medicina de Família e Comunidade e atende todas as faixas etárias, sabendo indicar o melhor check up necessário.
Tem formação médica de 6 anos na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e especialização(residencia médica) de 2 anos pela Universidade de Araraquara.
Atualmente atende no consultório na Clínica São Francisco em Pouso Alegre-MG .
2-QUANDO INICIAR?
Não existe uma data certa para começar a cuidar da saúde e realizar um check-up médico.
Crianças, adolescentes, gestantes, idosos, todos devem ser submetidos a exames de rotina periodicamente.
Afinal, uma das características do check-up é o aspecto preventivo, com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento da saúde das pessoas, perceber possíveis alterações, se adiantar a doenças que possam surgir, além de reduzir os impactos daquelas doenças já instaladas.
É importante relatar que o check up não é exclusivamente a solicitação de exames, muitas vezes a avaliação com o exame físico e entrevista feita pelo médico são mais importante do que fazer uma lista enorme de exames. Tem pessoas que acham que fazer um monte de exames periódicos é uma boa forma de se cuidar, mas as melhores evidências científicas apontam que essa não é a prática mais saudável.
Melhor médico em Check up?
Dra Mainara Donato é especialista em Medicina de Família e Comunidade e atende todas as faixas etárias, sabendo indicar o melhor check up necessário.
Tem formação médica de 6 anos na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e especialização(residencia médica) de 2 anos pela Universidade de Araraquara.
Atualmente atende no consultório na Clínica São Francisco em Pouso Alegre-MG.
É bom lembrar!!
NEM TODAS AS PESSOAS SÃO INDICADAS PARA CHECK UP ANUAL,NA MAIORIA DAS VEZES OS EXAMES DEVEM SER INDIVIDUALIZADOS E ANALISADOS SE REALMENTE DEVERIAM SER SOLICITADOS NAQUELE MOMENTO .
Fazer exames com o objetivo de procurar doenças em pessoas sem sintomas nem sempre é sinônimo de prevenção, e pode até causar problemas. Esse hábito tende a aumentar o risco da chamada iatrogenia, que significa danos à saúde causados por intervenções médicas. Só um profissional capacitado saberá indicar quais exames corretos e adequados para sua idade são necessários no momento.
E, é importante ressaltar que a prevenção de doenças sempre vai estar mais relacionada aos hábitos, como exercícios físicos regulares, alimentação saudável e redução do consumo de bebidas alcoolicas e cassação do tabagismo
3-QUAL A PERIODICIDADE DEVO FAZER MEUS EXAMES?
-Sempre que tiver sintomas ou problemas de saúde.
-Se você tem uma condição médica pré-existente, como pressão alta, diabetes ou outras doenças que podem exigir avaliações mais frequentes(mensal, trimestral ou semestral a depender da doença)
-Se você tem mais de 60 anos a avaliação pode ser mais espaçada ,a cada 1 ou 2 anos .Tudo vai depender de suas comorbidades e estado atual de saúde.
4-QUAIS EXAMES SÃO MAIS COMUNS?
Procedimentos e exames que podem beneficiar a saúde e fazer parte do check up são inúmeros, os mais comuns são:
• Avaliação da pressão arterial, frequência cardíaca, peso , circunferência abdominal e altura;
• Discussão sobre testes de rastreamento para câncer, desde que sejam apropriados para a idade e histórico médico como colonoscopia e pesquisa de sangue oculto para o câncer colorretal, mamografia para o câncer de mama ou Papanicolaou para o câncer do colo do útero;
• Exame de sangue para avaliações que sejam apropriadas para a idade e histórico médico ,como exemplos diabéticos e hipertensos que tem uma rotina anual de exames padronizados a serem pedidos
• Avaliações adicionais para pessoas acima dos 60 anos, como risco de queda, perda de audição ou de memória
• Testes de densidade óssea(dendidometria óssea) para avaliar a saúde dos ossos e risco de fraturas
5-QUAL ESPECIALIDADE MÉDICA FAZ CHECK UP?
Muitas especialidades médicas podem te ajudar na manutenção de seu check up em dia, mas o médico de família, por ter uma formação direcionada para compreender o ser humano em sua totalidade vai saber atender qualquer faixa etária, independente do sexo,gênero, etnia.
Com o médico de família você poderá fazer um acompanhamento a longo prazo rumo a longevidade e qualidade de vida. Ir no especialista certo para fazer seu check up é fundamental para que haja indicação correta na solicitação de todos os exames necessários.
Mas afinal, o que faz o Médico de Família e Comunidade?
O médico de família é um profissional de saúde que fez residencia médica(especialização ) de 2 anos após o término da graduação de Medicina(duração de 6 anos). Ele é responsável por fornecer cuidados primários de saúde a pacientes de todas as idades. São os primeiros profissionais de saúde que
as pessoas procuram quando precisam de atendimento médico e são responsáveis por avaliar, diagnosticar e tratar uma ampla variedade de doenças e condições de saúde.
Algumas das principais responsabilidades de um médico de família incluem:
• Diagnóstico e tratamento de doenças comuns: como resfriados, infecções, dor de cabeça, problemas de pele, entre outros.
• Acompanhamento de doenças crônicas: como diabetes, hipertensão, asma, entre outros.
• Prescrição de medicamentos: para tratar uma ampla variedade de doenças e condições de saúde.
• Cuidados de saúde mental: incluindo avaliação e tratamento de problemas como ansiedade, depressão e estresse.
• Aconselhamento sobre estilo de vida, incluindo alimentação saudável e atividade física
• Entender a vida das pessoas como um todo, adaptando o cuidado de acordo com suas particularidades e o contexto em que vivem
• Estar aberto para qualquer questão de sua saúde física e mental
O médico de família é um parceiro importante na manutenção da saúde e bem estar de uma pessoa ao longo de sua vida, e é importante escolher um médico de confiança com quem você possa se comunicar abertamente e estabelecer uma relação de longo prazo que te acompanhe em todas as fases de sua vida.
Dra.Mainara Donato é Médica de Família e Comunidade e pode te ajudar em todos aspectos de sua saúde
4 respostas