Dra. Mainara Donato

Dor nas costas: 7 causas mais frequentes

Segundo a Organização Mundial da saúde, 8 em cada 10 pessoas teve ou terá dores na coluna, sendo mais frequente a dor lombar.

As principais 7 principais causas para este tipo de dor são :

• Contraturas ou espasmos musculares

• Sedentarismo

• Má postura

• Pedra nos rins

• Levantamento de pesos

• Obesidade

• Hérnia de disco

Cada causa deve ser avaliada individualmente para saber o melhor diagnóstico e tratamento.

Contudo, pesquisas indicam que sobem cada vez mais os índices de pessoas que se automedicam, sem compreender o motivo que está causando sua dor. Essa prática leva a muitos riscos na saúde pois o uso indiscriminado e prolongado de anti-inflamatórios podem gerar gastrite, insuficiência renal , hepática e muitos outros efeitos colaterais.

Além dos inúmeros malefícios do uso de medicações sem orientação médica, a maioria das vezes o uso dos remédios resolverá o problema daquela dor na coluna somente por um curto período e ,em alguns casos, a dor sentida inicialmente pode até mesmo piorar .

Por isso, é fundamental ter acesso a um médico que te ajude no diagnóstico correto de sua dor e faça o tratamento o quanto antes.

Dra Mainara é médica especialista com experiência no reconhecimento das dores no corpo, dentre elas as dores na coluna .Dra Mainara Donato é especialista em Medicina de Família e Comunidade e atende todas as faixas etárias. 

Tem formação médica de 6 anos na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) , especialização(residencia médica) de 2 anos pela Universidade de Araraquara e atualmente pós graduanda em Geriatria no Hospital Israelita Albert Einstein. 

Atualmente atende no consultório, na Clínica São Francisco , em Pouso Alegre-MG .7

Quando saber que a dor na coluna é muscular?

    A maior parcela das pessoas com dor na coluna na rotina do médico terão dor muscular associada ou como causa principal. Dores na coluna que pioram durante a movimentação ou com a mudança de posição e com a realização de movimentos repetitivos falam muito a favor de dores musculares.

Graças ao avanço da Medicina ,hoje existem técnicas realizadas por médicos que podem promover o relaxamento muscular e promover resolução da dor em poucos minutos , somente com algumas agulhas ou até mesmo com a pressão nas fibras musculares com instrumentos ou manualmente.

Essas técnicas chamam-se Agulhamento a seco (com agulhas) e liberação miofascial( manual/instrumental)

O que é o agulhamento a seco?

   É uma técnica que utiliza agulhas para relaxar as tensões dos músculos que vem ocasionando a dor . É rápida, prática e pouco invasiva(sem muita dor e sem

sangramentos). Com ela é possível melhorar suas dores sem uso de medicações e , de forma rápida, você pode se livrar das dores no corpo sem os efeitos

colaterais do uso de medicações de modo abusivo.

Pode-se utiliza-la para qualquer tipo de dor muscular, não só na musculatura da coluna, mas no corpo todo, como nas panturrilhas, braços, pernas, pescoço, cabeça.

Qual a necessidade de fazer agulhamento e quantas sessões são realizadas ?

    Com estresse , correria do dia a dia, longos períodos sentados ou em uma mesma posição, ansiedade e sedentarismo nossos músculos tendem a ficar mais “duros” em alguns pontos específicos que chamamos na Medicina de pontos gatilho. Esses últimos são nós que o músculo forma com o passar dos anos e podem gerar muitas dores que não tem melhora com remédios.

Quando esses nós aparecem, podem gerar dor a distância (irradiada) para outros locais do corpo ,muitas vezes sendo confundidos com outros diagnósticos. Há até mesmo pessoas que ,devido a dor intensa que esses nós podem causar , chegam nas emergências médicas com dor peito e são diagnosticadas como infarto, porém, quando são melhor avaliadas são vistos sinais de contraturas musculares que poderiam ser facialmente resolvidas com agulhamento .

A agulha utilizada no agulhamento é bem fina e consegue desfazer todos os nós formados com tensão do dia a dia durante as sessão do tratamento, sem causar muita dor ou sangramento.  Em alguns casos pode haver resolução completa da dor com apenas uma sessão e ,em outros , é necessário fazer um acompanhamento semanal ou mensal, dependendo da gravidade de disfunção gerada nos músculos devido aos nós formados e do estilo de vida  de cada pessoa.

Tenho medo de agulhas , qual outra técnica o médico pode me ajudar a aliviar minha dor sem remédios ?

O agulhamento a seco foi desenvolvido para alívio das dores no corpo sem gerar muito desconforto e sem sofrimento. Ao realizar o agulhamento pode-se sentir um calor local ou até mesmo um formigamento , principalmente quando chega-se bem perto dos nós musculares(pontos gatilho) ,mas essa sensação logo passa e é sinal de que o músculo já teve seu relaxamento.

Sabendo disso , mesmo se você ainda não desejar fazer uso da técnica, existe o que chamamos de liberação miofascial .Por meio dela , o médico aplica

pressão em algumas partes do corpo para que ocorra o relaxamento dos músculos.

A liberação miofascial  pode ser feita de modo manual ou instrumental e também tem excelentes resultados na melhoria da dor.

Geralmente os instrumentos utilizados são metálicos ou de aço e o médico exerce uma pressão suficiente para soltar os músculos e deixá-los mais relaxados sem muito dor ou desconforto e sem gerar arroxeados no corpo.

Importante ressaltar que caso você faça a técnica com outro profissional e fique com arroxeados no local ou piora da dor essa não é a técnica adequada para o tratamento ideal de suas dores!

Dra Mainara é especialista no reconhecimento dos mais diversos tipos de dores no corpo e tem experiência em agulhamento a seco e liberação miofascial,te ajudando na resolução de suas dores.

Após agulhamento e liberação miofascial quais recomendações devo seguir ?

Após o procedimento pode ser indicado pelo seu médico a realização de compressas quentes e alongamentos direcionados para aqueles músculos que estavam com dor .

Além disso, é fundamental a correção dos fatores perpetuantes descritos anteriormente que levaram a formar as tensões musculares.

Para manter-se sem dores é fundamental manter um estilo de vida saudável, com atividade física ,manutenção de uma boa saúde mental ,alongamentos, fortalecimento, ergonomia no trabalho evitando longos períodos em uma mesma posição e evitando sobrecarga mecânica com grandes cargas de peso.

Contra indicações para agulhamento a seco e liberação miofascial:

-Feridas e infecções de pele

-Diabéticos não controlados(descompensados)

-Pessoas com diagnóstico de epilepsia e em surto psicótico, linfedema(inchaço nas pernas)

-Fraturas, traumas

-Osteomielite

-Algumas pessoas em uso de anticoagulantes

E quando devo me preocupar com a dor na coluna ?

Há sinais importantes, que devem ser investigados pelo médico em consulta, os quais nomeamos de Red Flags ou sinais de alarme (bandeiras vermelhas).

Existem vários sinais de alarme para  dores na coluna, seleciono aqui os mais importantes que necessitam de maior prioridade no atendimento médico:

– Perda de peso não intencional

– Histórico de câncer pessoal ou na família

– Dor constante que não melhora ao repouso ou a noite

– Não ter histórico anterior de dor lombar

– Trauma recente

– Uso de esteroides ou imunossupressores por longos

períodos

– Idade inferior a 20 anos ou acima de 55 anos

– Febre

– Dor que piora ao repouso e melhora com movimento ou exercício

 

Caso tenha algum desses sinais de alarme procure um médico especialista imediatamente!

 

E ,por fim, independente se sua dor ter sinais de alarme ou não, é fundamental reconhecer sua causa e ter um profissional capacitado nesse processo para que sua dor não tenha piora e você possa usufruir de uma boa qualidade de vida.

 

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *