Dra. Mainara Donato

O que é dor de cabeça?

A dor de cabeça é uma sensação de desconforto, pressão ou dor que ocorre na cabeça ou na parte superior do pescoço. É um problema de saúde comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo e pode ser um sintoma de diversas condições de saúde.

A dor de cabeça pode ser leve, moderada ou intensa e pode durar por um curto período de tempo ou por horas, dias ou até mesmo semanas. Em alguns casos, a dor de cabeça pode ser acompanhada por outros sintomas, como tontura, náusea, vômito, sensibilidade à luz ou ao som.

Melhor Médico para dor de cabeça?

Dra Mainara Donato é especialista e trata dor de cabeça , sabe indicar o melhor tratamento disponível para cada tipo desta doença . Tem formação médica de 6 anos na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e especialização (residencia médica) de 2 anos pela Universidade de Araraquara-SP. 

Atualmente cursando pós graduação em Geriatria no Hospital Israelita Albert Einstein . 

Também tem formação em agulhamento a seco(“acupuntura”) e liberação miofascial. 

Atende no consultório particular, na Clínica São Francisco , em Pouso Alegre-MG

Quais as causas da dor de cabeça?

Existem várias causas para as dores de cabeça , dentre as mais comuns :

 

  • Tensão muscular na região do pescoço, ombros , mandíbula e cabeça
  • Estresse emocional ou físico
  • Fadiga ocular ou problemas de visão
  • Consumo excessivo de álcool
  • Alterações hormonais, como as que ocorrem durante a menstruação ou menopausa
  • Mudanças bruscas de temperatura ou pressão atmosférica
  • Jejum prolongado ou consumo excessivo de alimentos com alto teor de sódio ou açúcar
  • Exposição prolongada a luzes ou sons intensos
  • Doenças infecciosas, como a gripe ou sinusite
  • Lesões na cabeça ou no pescoço
  • Uso excessivo de medicamentos para dor de cabeça

Além dessas causas, existem também outras condições de saúde que podem causar dor de cabeça, como a enxaqueca, cefaleia em salvas, neuralgia do trigêmeo, tumor cerebral, entre outras.

Cada pessoa pode ter uma experiência diferente com a dor de cabeça, e o que causa a dor de cabeça pode variar de acordo com a situação e com as características individuais. Se você estiver sofrendo com dor de cabeça frequente ou intensa, é importante buscar orientação médica adequada para determinar a causa subjacente e receber o tratamento apropriado

Como identificar qual tipo de dor de cabeça posso ter?

Existem diferentes tipos de dores de cabeça, e é importante identificar qual tipo você está experimentando para que possa receber o tratamento apropriado. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de dores de cabeça:

 

Enxaqueca: A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que geralmente é sentida em apenas um lado da cabeça e pode ser acompanhada por sintomas como náusea, vômito e sensibilidade à luz e ao som. Geralmente tem duração de 4 a 72 horas. Os principais fatores de risco para a enxaqueca são obesidade,  uso excessivo de medicações da classe dos opioides, cafeína ou barbitúricos, eventos estressantes de vida, depressão, distúrbios do sono .

 

Tensão: Sua prevalência na população geral varia de 30 a 78%. A dor de cabeça de tensão é geralmente sentida em ambos os lados da cabeça e é caracterizada por uma sensação de aperto ou pressão. Ela pode ser desencadeada pelo estresse, fadiga ocular, má postura ou tensão muscular.

 

Cluster: A dor de cabeça em cluster é um tipo raro de dor de cabeça que geralmente afeta homens e é caracterizada por uma dor intensa e penetrante em um lado da cabeça, muitas vezes acompanhada de vermelhidão no olho e congestão nasal.

 

Sinusal: A dor de cabeça sinusal geralmente é causada por uma infecção ou inflamação dos seios nasais e é caracterizada por dor ou pressão na testa, bochechas e nariz.

Disfunção temporomandibular ou dor orofacial: A dor na articulação da mandíbula pode gerar dor de cabeça e produzir barulhos como estalos na mandíbula, geralmenete tem  piora com stress, ansiedade , mastigação.

 

Para determinar qual tipo de dor de cabeça você está experimentando, é importante prestar atenção aos sintomas que você está sentindo. Tente identificar onde a dor é mais forte, se há outros sintomas associados e se a dor ocorre regularmente ou de forma esporádica. 

É sempre recomendável consultar um médico se você tiver dúvidas sobre sua dor de cabeça ou se ela estiver afetando significativamente sua qualidade de vida. E, quando for na consulta anote todas essas características que falamos aqui para passar ao seu médico.

 

Quando você deve considerar procurar um médico para sua dor de cabeça ?

Você deve considerar procurar um médico para dor de cabeça nas seguintes situações:

 

1.Dor de cabeça intensa: Se você está experimentando uma dor de cabeça muito forte e não consegue aliviar com analgésicos comuns, deve procurar um médico imediatamente.

 

2.Frequência das dores de cabeça: Se você tem dores de cabeça frequentes, como mais de duas vezes por semana, ou se elas são persistentes e duram vários dias.

 

3.Mudanças na dor de cabeça: Se você notou mudanças na sua dor de cabeça, como uma intensidade maior ou novos sintomas associados, como visão embaçada ou problemas de fala, é importante procurar um médico.

 

4.Sintomas adicionais: Se você está experimentando outros sintomas juntamente com a dor de cabeça, como febre, rigidez no pescoço, náusea, vômito, desmaios, dormência ou fraqueza, deve procurar um médico.

 

5.Histórico de lesões: Se você teve recentemente uma lesão na cabeça, deve procurar um médico se sentir dores de cabeça após a lesão.

 

Lembre-se de que cada pessoa é única e pode apresentar diferentes sintomas e necessidades de cuidados médicos. Se você está preocupado com sua dor de cabeça ou acredita que deve procurar um médico, é melhor seguir seus instintos e procurar ajuda profissional. O médico poderá fazer uma avaliação completa e ajudá-lo a determinar a causa da sua dor de cabeça e o melhor tratamento para você.

 

Melhor Médico que trata dor de cabeça?

Dra Mainara Donato é especialista e trata dor de cabeça , sabe indicar o melhor tratamento disponível para cada tipo desta doença . Tem formação médica de 6 anos na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e especialização (residencia médica) de 2 anos pela Universidade de Araraquara-SP. Atualmente cursando pós graduação em Geriatria no Hospital Israelita Albert Einstein . 

Também tem formação em agulhamento a seco(“acupuntura”) e liberação miofascial.

 Atende no consultório particular, na Clínica São Francisco , em Pouso Alegre-MG

Como as dores de cabeça são tratadas?

O tratamento depende do tipo e da causa da dor de cabeça. Isso pode incluir analgésicos, medicamentos para enxaqueca, medicamentos para tratar a sinusite, terapia de massagem, acupuntura, fisioterapia e outros tipos de terapia. É  de fundamental importancia encontrar o médico que possa te ajudar a superar essa dor de cabeça e esteja capacitado para fazer esses procedimentos descritos acima.

Muitas queixas de dor de cabeça no consultório podem ser resolvidas por meio da terapia com agulhas , medicações injetáveis ou por massagens localizadas em músculos específicos da parte da cabeça e região da nuca.

Como prevenir as dores de cabeça?

Algumas maneiras de prevenir dores de cabeça incluem: manter-se hidratado, dormir o suficiente, evitar estresse excessivo, praticar exercícios físicos regularmente, evitar alimentos e bebidas que desencadeiam enxaquecas, manter uma boa postura e fazer pausas regulares se você trabalha em frente ao computador por longos períodos.

Mas afinal ,quais as 6 dicas especiais tão esperadas?

Então vamos lá, as dicas tão esperadas que  podem ser feitas em casa são:

1.Relaxamento: A tensão muscular pode ser uma causa comum de dor de cabeça. Praticar técnicas de relaxamento, como meditação, yoga ou exercícios de respiração profunda, pode ajudar a reduzir a tensão muscular e aliviar a dor de cabeça.

 

2.Massagem: Uma massagem suave na cabeça, pescoço e ombros pode ajudar a aliviar a dor de cabeça, reduzir a tensão muscular e melhorar a circulação sanguínea.

 

3.Compressa fria ou quente: A aplicação de uma compressa fria ou quente na testa ou na nuca pode ajudar a aliviar a dor de cabeça, dependendo da causa da dor. Uma compressa fria pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor em casos de enxaqueca ou dor de cabeça tensional. Uma compressa quente pode ajudar a relaxar os músculos tensos que podem estar causando a dor de cabeça.

 

4.Chá de ervas: Algumas ervas, como a camomila, a lavanda e a menta, têm propriedades calmantes e podem ajudar a aliviar a dor de cabeça. Beber um chá de ervas pode ajudar a relaxar o corpo e reduzir a dor.

 

5.Hidratação: A desidratação pode ser uma causa comum de dor de cabeça. Beber água suficiente ao longo do dia pode ajudar a prevenir dores de cabeça.

 

6.Exercício: O exercício regular pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade das dores de cabeça, além de ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular.

 

No entanto, é importante lembrar que nem todas as dores de cabeça podem ser tratadas com remédios naturais e que é importante procurar orientação médica se a dor de cabeça for frequente, intensa ou associada a outros sintomas.

 

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *